EU FIZ PANQUECAS FOFAS!! EU FIZ PANQUECAS JAPONESAS FOFAS!!
Desculpe por gritar, mas estou tão animado!!
Desde a primeira vez que coloquei os olhos naquelas panquecas japonesas gigantes e fofas, fiquei obcecado.
Podemos ou não ter estado em quase todos os lugares fofos de panquecas em Tóquio por causa da minha obsessão – aqui está um resumo dos lugares que visitamos.
Adoro o sabor das panquecas japonesas: leves, arejadas e, ah, tão deliciosas.
A melhor parte de ir aos lugares de panquecas, além de comê-las, é que você pode vê-las moldar, virar e servir habilmente, servindo após servir de delícias fofas.
É bom assistir, mas também meio estranho, porque tenho certeza de que as pessoas das panquecas não querem que ninguém fique olhando para elas.
Eu ficaria muito ansioso se as pessoas me observassem fazer meu trabalho dia após dia.
Caramba, eu estava ansioso para fazer essas panquecas na segurança da minha casa, de calça de corrida e moletom.
Ainda bem que eu estava com roupas confortáveis, porque essas panquecas levaram anos para serem feitas e, para ser sincero, falhei algumas vezes antes de ficarem do jeito que eu queria.
Panquecas japonesas: com ou sem mofo?
A primeira vez que tentei fazer panquecas japonesas fiz a versão em forma de anel, mas não era isso que eu queria.
Então, alguns anos atrás, eu improvisei e fiz alguns que tinham um gosto bom, mas não eram perfeitos, parece sensato.
(Atualização: fiz aqueles com moldes e eles são super altos e fofos!)
Eu sempre quis aperfeiçoar aquela receita e colocá-la, mas meio que *suspiro* esqueci deles.
Recentemente, porém, Mike mencionou que o Dia da Panqueca estava chegando e comecei a pensar em panquecas novamente e aqui estamos.
Tentei encontrar a receita na qual estava trabalhando há tantos anos, mas de alguma forma ela desapareceu, então desisti e experimentei um resultado muito popular do Google.
Infelizmente, fiquei seriamente desapontado: muito ovo e nada parecido com as panquecas que comi em Tóquio.
Eles nem eram fofinhos?!
Eu simplesmente sabia que precisava recuperar a receita que comecei há tantos anos, então pedi ajuda ao Mike e eis que estava lá, no meu computador.
Com uma receita saborosa em mãos, comecei a torná-las ainda mais fofas e entrei no modo de busca de panquecas fofas e encontrei um vídeo de aparência promissora.
Decidi torná-los ainda mais fofos e mergulhei no modo de busca de panquecas fofas…
A receita do vídeo é bem parecida com a minha, com apenas algumas alterações: estabilizei as claras com um pouco de creme de tártaro, diminuí o fermento, tirei a baunilha e o sal e aumentei o açúcar e o tempo de cozimento.
Acho que quando coloquei assim mudei bastante a receita. Fiquei super feliz com o resultado: as panquecas ficaram super fofinhas e com gosto quase igual ao que eu lembrava!
Há duas coisas principais nas quais você precisa se concentrar se quiser fazer panquecas fofas em casa.
Um deles é o merengue – certifique-se de que esteja bem desenvolvido, mas não batido demais.
O segundo é como você os cozinha.
A maioria das receitas que vejo online usa frigideiras em fogo baixo ou exatamente as mesmas máquinas que usam no Japão: grelhas planas com tampas gigantes.
Minhas primeiras tentativas foram com uma frigideira com tampa. Isso não funcionou para mim – o calor do meu fogão a gás, mesmo baixo, era muito alto.
Não tenho uma daquelas grelhas divertidas (apesar de querer uma), então optei pelo que encontrei em casa: minha forma de crepe!
Tem uma configuração super baixa que funcionou perfeitamente. Não tenho tampa para isso, mas minha tampa gigante de wok funcionou muito bem.
Sucesso de panqueca fofa! Sirva-os com uma camada de açúcar de confeiteiro, manteiga batida e xarope de bordo. Você estará no céu.
O que é uma panqueca suflê japonesa?
Uma panqueca de suflê japonesa é uma panqueca feita com técnicas de suflê.
As claras de ovo são batidas com açúcar até formar um merengue espesso e brilhante e depois misturadas com uma massa feita com as gemas.
As panquecas suflê são incrivelmente populares no Japão.
As panquecas suflê são fofas, fofas, doces, macias e muito, muito deliciosas. Têm gosto de comer uma nuvem de panqueca doce, com manteiga e calda!
Ingredientes da panqueca suflê
Você só precisa de seis ingredientes para fazer panquecas suflê.
- Ovos. Os ovos constituem a maior parte das panquecas. É melhor usar ovos em temperatura ambiente.
- Açúcar. O açúcar adiciona doçura. Se você não quiser usar açúcar e fazer panquecas de suflê ceto, você pode substituir algo como Swerve por uma alternativa sem açúcar.
- Leite. O leite ajuda a suavizar a massa da panqueca.
- Farinha. Você precisa apenas de uma pequena quantidade de farinha para ajudar as panquecas a manterem a forma. Se você quiser fazer panquecas cetônicas com suflê, use farinha de amêndoa superfina.
- Fermento em pó. O fermento em pó é o que faz as panquecas crescerem altas e fofas.
- Creme de tártaro. O creme de tártaro é um estabilizador que ajudará as claras a atingir seu potencial. Claras de ovo fofas e estáveis são a chave para fazer panquecas de suflê com sucesso. Se você não tiver creme de tártaro, pode adicionar 1/2 colher de chá de suco de limão.
Como fazer panquecas japonesas fofas
- Misturar. Misture a gema e o açúcar até formar espuma e depois misture o leite. Peneire a farinha e o fermento, formando uma massa lisa. Deixou de lado.
- Chicote. Faça o merengue batendo o açúcar, as claras e o creme de tártaro. Quando as claras mantiverem a forma e estiverem duras e brilhantes, estão prontas.
- Incorporar. Dobre a massa de gemas nas claras, tomando cuidado para não desinchar.
- Cozinhar. Aqueça uma frigideira (ou uma máquina de crepe) em fogo muito baixo. Unte levemente a panela com óleo, retire uma grande quantidade de massa, tampe e cozinhe por 4-5 minutos. Retire a tampa, coloque mais massa e adicione algumas gotas de água. Cubra e cozinhe. Quando o fundo estiver dourado, vire com muito cuidado, acrescente mais algumas gotas de água, tampe e cozinhe. Retire da panela e saboreie imediatamente com manteiga, calda e açúcar de confeiteiro. As panquecas murcharão à medida que esfriam.
Perguntas frequentes sobre panquecas japonesas
Porque é que as minhas panquecas estão planas?
Existem dois culpados pelas panquecas planas: seu merengue não estava forte o suficiente ou você misturou demais o merengue e a massa de gema de ovo.
O merengue é a chave para fazer panquecas fofas, então certifique-se de que elas tenham um pico firme.
Misturar demais também pode fazer com que as panquecas esvaziem, então faça um movimento suave de colher e dobrar ao misturar as claras e as gemas.
Porque é que as minhas panquecas ficam fofas e depois murcham?
Todos os suflês murcham eventualmente. A razão pela qual os suflês são tão fofos é o ar quente que fica preso dentro deles.
Quando os suflês esfriam, o ar quente de dentro escapa, deixando as panquecas menos fofas.
Infelizmente não há como vencer a ciência. O segredo é comê-los imediatamente!
Como faço para bater as claras?
Certifique-se de que seus utensílios estejam COMPLETAMENTE limpos e que não haja nenhum resíduo de óleo ou gordura no batedor ou na tigela.
Se você quebrar as gemas ao separar os ovos, as claras não vão bater. Use uma tigela de aço inoxidável ou vidro e certifique-se de que esteja completamente limpa.
Não use tigelas ou utensílios de silicone ou plástico – mesmo quando parecem limpos, existe a possibilidade de resíduos oleosos que dificultarão o preparo adequado dos ovos.
Bater claras de ovo leva tempo, então não se surpreenda se demorar um pouco para bater.
Esta é A melhor receita de panqueca de suflê, acredite em mim. Já fiz tantas panquecas de suflê de sucesso agora que posso abrir meu próprio café e quero que você também possa fazer panquecas de suflê.
Esperamos que esta receita de panqueca suflê ajude você a viver a vida caseira com algumas vibrações de café caseiro.
O que colocar em cima das panquecas japonesas
Eu adoro panquecas japonesas com manteiga e xarope de bordo, mas às vezes você só precisa de coberturas!
Se você está se perguntando quais são as melhores coberturas para panquecas japonesas, aqui estão elas!
- Manteiga de bordo: misture 2 partes de manteiga em temperatura ambiente com 1 parte de xarope de bordo
- Chantilly: bata 1/2 xícara de creme de leite fresco com 1,5 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro até formar picos suaves
- Chantilly Matcha: bata 1/2 xícara de creme de leite fresco com 1,5 colher de sopa de açúcar de confeiteiro e 1,5 colher de chá de matcha em pó até formar picos suaves
- Cheesecake batido: bata 1/4 xícara de creme de leite fresco com 1/4 xícara de cream cheese, 1/4 xícara de marscapone e 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
- Tiramisu: chantilly de marscapone, café expresso em pó, cacau em pó
- Morangos: morangos fatiados, chantilly, geléia de morango
- Bananas: bananas caramelizadas, chantilly, Nutella, avelãs torradas picadas
- Matchá: chantilly matcha, biscoitos matcha esfarelados, chocolate branco raspado
Se você adora panquecas suflê, experimente estas receitas:
PS – Isso é um compromisso, então você realmente tem que amar panquecas, você mesmo ou quem quer que esteja fazendo. Paciência é fundamental, tanto na hora de fazer a massa quanto na hora de cozinhar.
PPS – Se você está procurando a panela que usei neste post, é esta combinada com uma tampa de wok que encontrei no supermercado (parece uma versão bem barata desta).
Panquecas Japonesas: Receita de Panqueca Soufflé
Quer panquecas japonesas fofas, mas não pode voar para Tóquio? Esta receita é para você!
Serve 1
Gemas
- 1 gema de ovo 18g
- 1 colher de sopa açúcar 12g
- 2 colher de sopa leite 30g
- 3 colher de sopa farinha 30g
- 1/4 colher de chá fermento em pó 1g
Brancos
- 2 claras de ovo grandes 60g
- 1/8 colher de chá creme de tártaro 0,4g
- 1,5 colher de sopa açúcar 18g
- Bata a gema com 1 colher de sopa de açúcar até obter um creme claro e espumoso. Misture o leite aos poucos. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura de gemas e bata bem, certificando-se de que tudo esteja incorporado.
- Bata as claras em neve com o creme de tártaro até ficarem espumosas e claras, acrescentando o açúcar aos poucos, até que as claras fiquem batidas até formar um merengue espesso e brilhante com pico. Tenha cuidado para não chicotear demais.
- Pegue 1/3 das claras batidas e bata na tigela com as gemas até incorporar completamente. Adicione metade das claras restantes e misture na massa de gemas, tomando cuidado para não murchar. Transfira a mistura de gemas para as claras restantes, bata e use uma espátula para misturar.
- Aqueça uma frigideira grande antiaderente (com tampa) em fogo baixo. Pincele levemente com óleo e use uma toalha de papel para esfregar. Você quer um filme muito leve. Usando uma colher de sorvete ou copo medidor, coloque a massa na assadeira. A menos que você tenha uma panela muito grande com tampa, provavelmente é melhor fazer esses dois ou até mesmo um em uma panela. Coloque a massa na panela, tampe e cozinhe por 4-5 minutos. Se você tiver uma crepe ou frigideira com tampa que cubra tudo sem tocar nas panquecas, use-a na configuração mais baixa.
- Retire a tampa e adicione um pouco mais de massa por cima de cada panqueca. Cubra e continue cozinhando por mais 4-5 minutos. Levante a tampa e use uma espátula para espiar delicadamente por baixo da panqueca. A panqueca deve soltar-se facilmente – não force.
- Se ainda sobrar massa, empilhe-a sobre as panquecas e vire delicadamente. Cubra e cozinhe por 5-6 minutos. As panquecas ficarão ainda mais altas e fofas quando estiverem prontas.
- Assim que as panquecas estiverem douradas e cozidas, retire com cuidado e sirva em um prato com açúcar de confeiteiro, manteiga, chantilly e xarope de bordo. Aproveite imediatamente!
Eu fiz apenas um lote de cada vez, mas acho que você seria capaz de dobrar isso, desde que seu merengue seja batido corretamente – pelo que posso dizer, no Japão eles não fazem a massa de panqueca toda vez que você pede , então tenho certeza que vai aguentar.
Fatos nutricionais
Panquecas Japonesas: Receita de Panqueca Soufflé
Quantidade por porção
Calorias 303
Calorias provenientes de gordura 50
% Valor diário*
Gordo 5,5g8%
Gordura saturada 2g13%
Colesterol 212mg71%
Sódio 91mg4%
Potássio 358mg10%
Carboidratos 51,3g17%
Fibra 0,7g3%
Açúcar 32g36%
Proteína 13,3g27%
* A porcentagem dos valores diários é baseada em uma dieta de 2.000 calorias.
- Entenda a Economia do Brasil em 2024 - 8 de maio de 2024
- Descubra as Maravilhas Turísticas do Rio de Janeiro - 29 de abril de 2024
- Turismo no Brasil: destinos imperdíveis para conhecer no país - 21 de abril de 2024